Home | Sobre a Zootecnia | O que é Zootecnia?

O que é Zootecnia?

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font

O Bacharel em Zootecnia ou Zootecnista atua na produção animal, preservação da fauna, criação de animais de companhia, lazer e esporte, sendo profissional essencial em todas as atividades agropecuárias.



Fonte: Guia de Carreiras globo.com

 

Perfil do Egresso em Zootecnia

O Bacharel em Zootecnia ou Zootecnista atua na produção animal, preservação da fauna, criação de animais de companhia, lazer e esporte, sendo profissional essencial em todas as atividades agropecuárias. É capaz de gerenciar, planejar e administrar empreendimentos do agronegócio, como fazendas, granjas, agroindústrias, envolvendo-se desde a produção até a comercialização, dinamizando e tornando eficaz o processo. Atua em todos os setores da produção animal desde a nutrição, melhoramento genético, reprodução, sanidade até administração rural, respeitando o bem-estar animal, considerando a sustentabilidade econômica e ambiental da propriedade, levando ao consumidor produtos de origem animal com qualidade e biossegurança. Desenvolve atividades que visam à preservação do meio ambiente por meio da defesa da fauna e orientação da criação das espécies de animais silvestres. É um profissional que atua ainda em biotecnologias como manipulação genética, marcadores moleculares, biotécnicas reprodutivas e nutricionais. Desenvolve pesquisas em instituições públicas ou privadas, gerando conhecimento e tecnologia, informando e implementando pelo ensino e extensão rural.

 

Temas Abordados na Formação

Nutrição animal; Ciências do Solo e Forragicultura; Biologia Molecular e Melhoramento Genético Animal; Produção Animal em Culturas Zootécnicas; Gestão em Agronegócio; Biotecnologias Aplicadas em Zootecnia; Atividades Agropecuárias com Sustentabilidade Ambiental; Tecnologia e Biosseguridade dos Produtos de Origem Animal; Sociologia e Extensão Rural; Criação e Preservação de Animais Silvestres; Criação de Animais de Companhia, Lazer e Esportes.

 

Áreas de Atuação

O Bacharel em Zootecnia ou Zootecnista pode atuar em atividades relativas ao agronegócio, com animais silvestres, de companhia, de esporte e lazer, tanto em âmbito público como privado, em fazendas e granjas; em estabelecimentos agroindustriais; em indústria de rações, fármacos, produtos biológicos e outros insumos para animais; em instituições de ensino e centros de pesquisa; em empresas de consultoria agropecuária; em comercialização de insumos e produtos agropecuários.


Fonte: Guia de Carreiras globo.com

 


Vídeos sobre Zootecnia e a Profissão do Zootecnista


Vídeo institucional sobre a zootecnia e trabalho do zootecnista desenvolvido pela UFT - CCA - Araguaína em 2010


Matéria sobre a profissão do zootecnista veiculada no Programa "Caminhos do Campo" da Rede RPC (afiliada Globo) em maio de 2009


Matérias sobre a profissão do zootecnista veiculadas no Canal Rural em maio de 2009



Outros vídeos interessantes:

 

Adicionar para:    Adicionar ao Delicious Delicious  |  Adicionar ao Twitter Twitter  |  Adicionar ao LinkedIn LinkedIn

Assinar feed dos comentários Comentários (32 postado):

em 10/03/2010 23:41:07
avatar
Oii .. Gostaria de saber a diferença entre Zootecnia e Engenharia Zootecnica, se é que no Brasil tem essa graduação, ou pós! Adorei o site, informativo, dinâmico e bem escrito. Abraços
Gostei Não Gostei
4
susana em 18/03/2010 15:11:12
avatar
Moramos em Canoas -RS, minha filha foi cursar zootecnia na UFAM. Fico feliz por saber que há mercado e tem tudo a ver com que ela gosta. A Jéssica queria cursar veterinária mas não conseguiu um vaga na federal.gostaria de receber informativos para poder interagir com minha filha.
Obrigada
Gostei Não Gostei
-4
Marcelo em 19/03/2010 12:15:36
avatar
Olá! moro eu Timon-MA e curso zootecnia nesta cidade. Penso que fiz a escolha certa em me lançar nessa profisSão que a cada dia vem crescendo em nosso país. Afinal a população mundial está crescendo, e o profissional zootecnista será de fundamental importância no processo de alimentar e nutrir toda essa gente. Parabenizo a ABZ por existir, valorizando todos os profissionais de Zootecnia do Brasil e do Mundo.
Gostei Não Gostei
2
Ivoneide em 06/04/2010 17:14:08
avatar
passei em um concurso estadual para dar aula de Biologia nível Médio, gostaria de saber se eu enquanto zootecnista posso assumir uma sala de aula...
Gostei Não Gostei
2
bianca em 30/08/2010 20:47:08
avatar
oi sou de são luis ma e curso zootecnia nesta mesma cidade e estou adorando curso!
Gostei Não Gostei
3
maria bernarda ferreira da costa em 05/11/2010 14:57:32
avatar
eu queriq saber o que significa sistema de marcaçao de animais na areia de zootecnia.tenho que fazer uma pesquisa sobre esse tema e estou sabendo pesquisar?
Gostei Não Gostei
4
João Paulo Arcelino do Rêgo em 28/03/2011 15:20:00
avatar
Nestes últimos 43 anos a Zootecnia brasileira passou por profundas mudanças, dentre elas, o aperfeçoamento desta profissão diante dos desafios impostos por um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico. É importante ressaltar que além da nutrição, melhoramento genético, manejo animal, comportamento e bem estar, o Zootecnista atua também na REPRODUÇÃO ANIMAL. Desenvolve e aperfeiçoa técnicas referentes a inseminação artificial, a seleção de reprodutores e matrizes, avaliação do status reprodutivo, dentre outros. A escolha de reprodutores (ovinos, caprinos, bovinos, bubalinos etc) de alta fertilidade é um desafio para o Zootecnista. A eficiência reprodutiva constitui um dos principais entraves nos atuais sistemas de produção animal. Dessa forma, diversos critérios têm sido utilizados para buscar indicadores confiáveis do potencial reprodutivo dos animais, dentre os quais o mais utilizado na atualidade é o exame andrológico. Entretanto, apesar de estas avaliações definirem critérios mínimos para a seleção e utilização de reprodutores, elas não são critérios capazes de explicar a variação de fertilidade entre animais com comprovados índices andrológicos. A limitação destes testes para predizer a fertilidade de um determinado animal pode estar relacionada ao fato de que estes exames não levam em consideração a habilidade dos espermatozóides de sofrer alterações funcionais importantes para o processo de fertilização. Neste sentido, o Zootecnista atua utilizando a biologia molecular (genômica e proteômica) para a seleção dos melhores animais. Dessa forma, o Zootecnista contribui de forma efetiva para o alavancamento da produção animal brasileira!!!!
Visitem www.reproducao.ufc.br
Gostei Não Gostei
13
Tiago em 25/08/2011 17:13:36
avatar
Oi gostaria de saber, qual o salario de um Zootecnista.
Gostei Não Gostei
4
gustavo em 03/11/2011 20:17:22
avatar
QUEM FAZ ZOOTECNIA NAO TEVE CAPACIDADE DE FAZER MEDICINA VETERINARIA!

Aliais, o que o zootecnista faz, que o veterinário nao faz?
Gostei Não Gostei
-83
Vanessa em 05/11/2011 12:07:20
avatar
Gustavo, creio que vc não seja veterinário,porque uma pessoa "CAPAZ" de fazer este "ilustríssimo" curso, deveria pelo menos saber escrever e antes de se preocupar com a graduação, você deveria voltar ao ensino fundamental. ALIÁS, se os Zootecnistas são tão desnecessários assim, o que vc procurava no site da ABZ?????? Sou Zootecnista sim e por opção tenho muito orgulho disso e penso que o preconceito é inadmissível, veterinários e zootecnistas podem e devem trabalhar juntos porque cada um tem seu devido valor e ambos merecem respeito.
Gostei Não Gostei
59

Poste seu comentário comment

Digite o código oculto na imagem abaixo:

  • email Enviar a um amigo
  • print Versão para impressão
  • Plain text Texto
Tags
Avaliar este artigo
4.33