Home | Últimas Notícias | Notícias da ABZ | Audiência Pública sobre o PL 2824/2008

Audiência Pública sobre o PL 2824/2008

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font

Aconteceu no dia 05 de maio a Audiência Publica da CAPADR, visando discutir o Projeto de Lei 2824/2008. Confira!

Aconteceu no dia 05 de maio de 2009 a Audiência Publica da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados (CAPADR), para discutir o Projeto de Lei 2824/2008, de autoria do Dep. Zequinha Marinho (PMDB-PA), que visa alterar a Lei 5.550/68 vedando o exercício da Zootecnia por parte de agrônomos e médicos veterinários.

O evento reuniu representantes da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) esteve presente, muito bem representada pela Prof. Dra. Célia Regina Carrer (FZEA/USP). A Dra. Célia apresentou um panorama do crescimento da zootecnia no Brasil, ressaltando que o curso de zootecnia tem conteúdos específicos e que são contemplados em apenas 12% dos cursos de veterinária e agronomia do Brasil e que o PL 2824 faria justiça aos zootecnistas e possibilitaria melhor atendimento à sociedade.

Além da Dra. Célia, estiveram presentes na audiência apoiando o PL 2824 o autor do projeto Dep. Zequinha Marinho (PMDB-PA), sua assessora Fernanda, a Associação de Zootecnistas do Distrito Federal e Entorno (AZOO-DF) e alunos do curso de zootecnia da UPIS/DF.

O Deputado Micheletto (PMDB-PR) explicou que o assunto deve ser melhor discutido e anunciou que irá pedir vista do processo, posição acompanhada pelos deputados Waldemir Moka (PMDB-MS) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA).

Os deputados Lira Maia (DEM-PA), Onyx Lorenzoni (DEM-RS), Valdir Colatto (PMDB-SC), Waldemir Moka (PMDB-MS), Afonso Hamm (PP-RS), Cláudio Diaz (PSDB-RS) e Paulo Piau (PMDB-MG) anteciparam seu voto contário ao PL 2824/08.

 A Audiência Pública pode ser ouvida na íntegra através do website da ABZ em:

Adicionar para:    Adicionar ao Delicious Delicious  |  Adicionar ao Twitter Twitter  |  Adicionar ao LinkedIn LinkedIn

Assinar feed dos comentários Comentários (21 postado):

Humberto em 09/06/2009 00:12:52
avatar
acho isso absurdo ..
simplesmente! totalmente sem fundamento!
uma categoria que nem conselho tem ..
absurdo e descabido
Gostei Não Gostei
-31
Adilson em 02/07/2009 16:35:55
avatar
Meu "querido" companheiro Humberto, todas as profissões começam assim, com luta e trabalho. Todas um dia não tiveram seu conselho e é por isso que lutamos. E esse projeto de lei é o primeiro passo para isso. Me entristece muito o Deputado Paulo Piau de Minas ser contrário, pois tenho certeza de que ele não conhece a essencia do projeto. Meu pai quando vivo era eleitor fervoroso desse nobre parlamentar, vejo que estava errado meu pai.

Abraços.
Gostei Não Gostei
30
Zé carlos em 03/07/2009 03:26:31
avatar
A´Profissão de zootecnista não deveria existir! Isso é uma afronto a tudo o que prezo como Veterinário! A zootecnia é do Veterinário também!

O curso de Zootecnia não deveria nem ter sido criado! Vocês não passam de estudantes que não conseguiram passar no vestibular para veterinária e fizeram um cuso parecido!
Vocês queriam mesmo é ser veterinários!

Vocês não tem competência, por isso estão querendo reserva de mercado!
Vão aprender a trabalhar e quem sabe consigam competir com o veterinário!

Vocês deviam se envergonhar!
Gostei Não Gostei
-38
Borges em 04/07/2009 05:04:09
avatar
Todos os cursos partem da Agronomia, mas não entremos neste debate que não é o mote da discussão.
O que a Zootecnia quer fazer só tem um nome, RETROCESSO, pois reserva de mercado faz parte de um conceito débil de sociedade em que não se privilegia o conhecimento, afinal, quem estuda a zootecnia como veterinários e agrônomos (parte destes), não podem ter sua função tolhida para benefício de outros. Dar a oportunidade de exercer a zootecnia apenas para aqueles que estudaram o assunto (veterinário, zootecnistas e parte dos agrônomos) ainda seria menos descompassado com a realidade nacional. Concordo que a faculdade de zootecnia não deveria ter sido criada na época que foi. Entendo que hoje em dia o conhecimento cresceu substancialmente sobre o tema e existe todo um conhecimento para se criar um curso só para Zootecnia, mas ainda sim acredito que Zootecnistas deveriam ingressar na faculdade junto com agrônomos, se separarem no meio do segundo ano e continuarem com todo o conhecimento que lhes é pertinente. Mas isso é uma discussão muito ampla para ser colocada apenas em um comentário e, como disse, sou contrário a essa reserva de mercado descabida.
Gostei Não Gostei
-33
Xisto em 09/07/2009 00:29:32
avatar
Se zootecnista é veterinário frustrado pq todo veterinário quer ser zootecnista?
Se somos tão insignificantes, por que é que vcs têm tanto medo?
Pelo que vcs estão falando então o zootecnista tbem pode exercer a agronomia e aveterinária, já que vemos superficialmente coisas dos dois cursos, assim como vcs veem superficialmente a zootecnia.
Gostei Não Gostei
32
Thiago em 10/07/2009 16:20:47
avatar
Caros colegas veterinários,

É indiscutível a competência dos colegas veterinários que escolhem a Zootecnia como profissão. Porém temos de ver que o mundo é dinâmico. A Zootecnia já tem mais de 40 anos no Brasil. Se não fosse uma atividade distinta, não teria sido regulamentada e destacada da veterinária e da agronomia.

Vejam só a discrepância na atuação e preparação. Um médico humano estuda anos a fio para ser médico de uma única espécie. Além disso ele não será fisioterapeuta, enfermeiro, dentista e nem nutricionista. Os veterinários gostam de ostentar o título de médico, então que sejam médicos. Há muito o que estudar na medicina de uma espécie, quanto mais de várias espécies. O PL vem apenas para dar uma nova perspectiva para a produção animal e dar o reconhecimento profissional que merecemos.

Vamos então discutir e conviver como cavalheiros. Evitar a ignorância do colega Zé Carlos é essencial à harmonia que as atividades econômicas necessitam.

Quanto à afirmação de que os melhores profissionais serão aproveitados no mercado, não há nada de errado. Porém temos de ver o futuro, não o passado. Se voltarmos no tempo, chegaremos à época em que o mesmo indivíduo era matemático, médico, filósofo, astrônomo, etc. Sabemos que isso está ultrapassado em vários séculos. Então por que ficar imbirrando com uma atualização das relações profissionais? É duro largar o osso, mas às vezes não dá pra resistir. Os melhores nem sempre são zootecnistas, agrônomos ou veterinários. Podem ser técnicos, biólogos ou nem mesmo ter profissão. Muitos produtores sem formação na área das agrárias têm experiência que deve ser respeitada.

Eu posso afirmar com todas as letras: NÃO SOU UM VETERINÁRIO FRUSTRADO! A Zootecnia sempre me fascinou. Antes de conhecer a zootecnia como profissão eu via veterinários exercerem a zootecnia. Nessa época (5 ou 6 anos de idade) eu realmente dizia que queria ser veterinário. Se a zootecnia fosse reconhecida de longa data, eu, e outras crianças sonhariam em ser zootecnistas. Quando soube do curso de Zootecnia, vi que era aquilo que eu queria, afinal de contas, nunca gostei dessas coisas de cirurgia, sangue e vísceras expostas. Nunca sequer prestei vestibular para veterinária e a cada semestre que passa fico mais apaixonado por essa profissão ainda, injustamente, desvalorizada.

Sejamos maduros o suficiente para encarar uma nova realidade que se desenha.
Gostei Não Gostei
35
Gabriel em 09/08/2009 09:06:54
avatar
Apesar de eu estar cursando medicina veterinária sou totalmente à favor desse projeto. Apesar de muitos discordarem com a minha opnião só temos a ganhar com isso, tanto veterinários como zootecnistas, quanto agrônomos.

Para começar o curso de veterinária é, em essência um curso de medicina tanto que, o nome do curso é MEDICINA veterinária e forma MÉDICOS veterinários.

Temos várias matérias de zootecnia em nosso curso sendo que, para isso já existe um curso inteiro e uma profissão dedicada à produção, sinceramente, se quer trabalhar em áreas de zootecnia então que faça zootecnia ao invés de veterinária ou faça os dois cursos, só se tem a ganhar com isso; sem falar que pode ser feito aproveitamento de estudos e eliminar várias matérias básicas.

E antes que falem que estou querendo ir pra área de pequenos e coisa e tal, não quero, meu interesse é trabalhar com grande porte, principalmente cavalos.

Veja, temos várias matérias de zootecnia no curso de medicina veterinária cujo tempo poderia ser muito bem aproveitado para a formação de um melhor clínico/cirurgião e até outras áreas, avançando cada vez mais como a própria medicina humana.

Agora me diz, se alguém quer trabalhar numa área de zootecnia não é mais sensato e prático ser um zootecnista? É ilógico isso, é a mesma coisa que um cara que quer ser dentista cursar medicina sendo que já existe um curso chamado odontologia.

E não sei porque esse alvoroço todo, quem já é médico veterinário atuante em áreas de zootecnia vai poder continuar atuando a lei só prevê que não haverá a entrada de NOVOS veterinários e agrônomos no meio, o que volta a idéia de, se quer trabalhar com zootecnia, que curse zootecnia e deixe ambas as profissões evoluírem.

Criticar esse projeto de lei é ridículo, é como se um médico viesse reclamar da odontologia dizendo que não devem ter CROs pois são parte da medicina então devem responder ao mesmo conselho e que, por ser parte da medicina o médico tem que poder atuar como dentista e tudo mais, veja, se fosse assim a medicina não teria avançado tanto, o que é mais do que uma prova de que a veterinária pode crescer muito e melhorar a partir disso, assim como o fato de essa lei entrar em vigor irá nos garantir que os profissionais da zootecnia serão ótimos profissionais uma vez que desde o início estão estudando, focando e sendo preparados para isso.

Desculpem pela repetição mas quem sabe assim alguém entenda que não há motivos para ser contra essa lei, muito pelo contrário, só temos a ganhar com isso.

E lembro a todos que estou falando isso como estudante de medicina veterinária e, sinceramente gostaria muito de ver esse projeto de lei ser aprovado e a lei entrar em vigor logo pois gostaria de ter a honra de ser um dos primeiros médicos veterinários a ter cursado um curso muito mais voltado para a medicina.

(E antes que venha agum engraçadinho falando que eu não passei em medicina e por isso to fazendo veterinária e penso assim, sinceramente eu nunca quis fazer medicina, meu interesse sempre foi pela veterinária).
Gostei Não Gostei
22
Thiago em 10/08/2009 16:11:08
avatar
Finalmente alguém da área da veterinária consciente!!! Gabriel, você está coberto de razão. Realmente é um avanço, principalmente para agronomia e veterinária que vão focar seus estudos em suas áreas. Para o curso de zootecnia não haverão muitos ganhos. A principal conquista será para os profissionais que terão mais espaço de trabalho.
Gostei Não Gostei
16
Mario em 18/08/2009 17:54:15
avatar
Não consigo entender porque os veterinarios tem tanto medo dos zootecnistas. A competencia dos zootecnistas não esta a prova sua capacidade é evidente. Eu quero deixar bem claro que os veterinarios que atuam em aresa destinadas aos zootecnistas não passam de amadores e que o agronegocio precisa de profissionais capacitados(zootecnistas) e não amadores(veterinarios). Digo ainda que ganância e prepotencia não serão capazes de destruir uma historia(zootecnia).
Gostei Não Gostei
13
Robson M. Pereira em 25/08/2009 22:35:01
avatar
Ingressei no curso de Agronomia para poder ter bastante aberta a base de meus conhecimentos para poder, além de ter conhecimentos na área específica de atuação, ter conhecimentos que agreguem valor à minha formação profissional e tanto para vida. Concordo com a existência do curso de Zootcnia, porém os zootecnistas quererem esclusividade na atuação na área me parece extremamente absurdo. Seja qual for o profissional, ele tem que estar preparado para o mercado, e não exigir prioridades (lembrando que digo para cursos de áreas afins, como tal). e não se esqueçam, como disse um colega anteriormente, a agronomia não é um curso sobre agricultura, porém muito mais abrangente!!! Tanto é que estudo agronomia e estou direcionando meus estudos para a produção aquícola, mais especificamente de peixes. (apenas zootecnistas e aquicultores deveriam atuar na área?)
Gostei Não Gostei
-14

Poste seu comentário comment

Digite o código oculto na imagem abaixo:

  • email Enviar a um amigo
  • print Versão para impressão
  • Plain text Texto
Galeria de Imagens
Faixa de Apoio 1 Faixa de Apoio 02 Faixa de Apoio 03 Dep. Zequinha Marinho (PMDB-PA) Estudantes e Zootecnistas
Tags
Avaliar este artigo
5.00